terça-feira, 22 de abril de 2008

PLANO DE ESTUDOS




Imaginei meu Plano de Estudos a partir da observação de meus alunos em relação a respeito, raciocínio e participação. Acredito que, como professora, tenho a obrigação de mostrar para eles a importância de se conhecerem, se respeitarem e se gostarem, depois de respeitarem os outros e o meio em que vivem. De fazê-los verem que fazem parte de uma sociedade e são importantes na mesma, são os que a constroem e que podem modificá-la ou não.


E também sinto uma grande necessidade de fazê-los aumentarem seu raciocínio, sua participação nas aulas para serem alunos “pensantes” e não somente copiadores de conteúdos.


OBJETIVOS:

*Melhorar a minha maneira de “dar aula”, fazer com que sejam mais criativas para poder:

*Proporcionar aos meus alunos atividades que aumentem sua auto-estima, seu respeito próprio, pelo outro e pelo meio em que vivem

*Ajudar meus alunos a aumentarem sua capacidade de raciocínio para melhorarem seu entendimento e participação no mundo em que vivem (sociedade).



RECURSOS:

Meus:

*Releitura do livro Pais Brilhantes, Professores Fascinantes.

*Término da leitura do livro É Simples. Você pode re-criar sua vida.

*Procurar outras leituras de livros, artigos de revistas, Nova Escola, por exemplo para ter “idéias” mais criativas e estar ao par de novidades sobre trabalhos em sala de aulas.


Alunos
*Leituras de textos com mensagens.
*Filmes.
*Brincadeiras.
*Enfim, atividades que envolvam respeito, ordem, regras, interpretação, raciocínio e que também os ajudem a se conhecerem melhor.


PRAZOS:
*Dar-me-ei como prazo o ano letivo de 2008.

EVIDÊNCIAS:
*Para avaliar o real aproveitamento do meu estudo farei a observação nas mudanças dos hábitos e atitudes de meus alunos em relação a si próprios, aos colegas e ao meio.
*Também o aumento ou não da participação dos mesmos em debates e nas aulas.
*E o raciocínio mental na execução de tarefas.





Nenhum comentário: