segunda-feira, 19 de outubro de 2009

JOVENS E ADULTOS

POR EMÍLIA FERREIRO "não será possível considerar uma ação alfabetizadora que tome como ponto de partida o que estes adultos sabem, em lugar de partir do que ignoram? Não será acaso de nossa própria ignorância sobre o sistema de conceitos destes adultos o que nos leva a tratá-los como se fossem ignorantes? O respeito à pessoa analfabeta não deixa de ser um enunciado vazio quando não sabemos o que é que se deve respeitar?"
ACREDITO QUE UMA DAS GRANDES DIFICULDADES EM TRABALHAR, E DESENVOLVER CERTO PROGRESSO, NAS CLASSES DE EJA, SEJA NÃO TER SEGURANÇA DE ONDE PARTIR, POR ONDE COMEÇAR E TAMBÉM O QUE REALMENTE TRABALHAR.
MUITAS VEZES ME PERGUNTO O QUE REALMENTE É IMPORTANTE APRENDER???
SERÁ QUE SÃO OS ALUNOS QUE NÃO TEM INTERESSE OU A AULA QUE NÃO É INTERESSANTE OU PROVEITOSA??
SE ESTA DIFICULDADE JÁ EXISTE EM SALAS DE CRIANÇAS, IMAGINO EM DE ADULTOS.
É NECESSÁRIA UMA MUDANÇA DE CONCEITOS PARA A EDUCAÇÃO.
É MUITO IMPORTANTE VALORIZARMOS MAIS O SER DO QUE SOMENTE O TER E O SABER!!


Um comentário:

Luciane Machado disse...

Sheila,pelas leituras sobre educação de Eja,devemos desenvolver o processo de leitura e escrita a partir das experiências dos alunos.O filme sobre alfabetização nos apresenta maneiras de como alfabetizarmos os jovens e adultos.É bem o que você destaca em vermelho a valorização do ser.Pois o processo de alfabetização é o mesmo, mas os contextos são diferentes.Bjs.