![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEieZ5dm1O_LqQNFGNqdAGUZsKEkhgOuRh8iHs-UhSJODB-i0TIVfSyGPA0gNQLm5T3Ri5otnFBLAOa3EZCPyi15JJPySbGEFzLAidIufuSBhlMZDf4UWFH4aVE0Vr8lBXMVIyXHAhWciIc/s320/crian%C3%A7as+pint+parede.bmp)
LENDO O TEXTO "O MENININHO" DE HELEN BUCKLEY, LEMBREI-ME DO MEU TEMPO DE COLÉGIO, QUANDO TÍNHAMOS QUE OBEDECER REGRAS ATÉ PARA PINTAR, BEM COMO FALA O TEXTO. O PIOR É QUE AINDA HOJE MUITOS PROFESSORES E PAIS COBRAM ISTO DOS SEUS ALUNOS E FILHOS. NÃO PERCEBEM QUE COM ISTO ACABAM COM TODA A CRIATIVIDADE, AUTONOMIA E CONFIANÇA DAS CRIANÇAS. ELAS PASSAM A NÃO MAIS GOSTAR DO QUE FAZEM, TORNANDO-SE PESSOAS INSEGURAS E SEM INICIATIVA.
ALGUNS EXEMPLOS DE QUANDO ERA ALUNA: PAPAI NOEL É SEMPRE VERMELHO. HOJE COMO PROFESSORA NÃO COBRO ISTO DOS MEUS ALUNOS DEIXO QUE CADA UM USE A SUA IMAGINAÇÃO E PINTE COMO QUISER. QUANDO ME FAZEM A PERGUNTA QUAL É A COR? SEMPRE DIGO: É A COR QUE TU ACHAS QUE DEVE SER, OU QUE TU ACHAS QUE VAI FICAR BONITO.
SÓ LEMBRO, DE ACORDO COM A IDADE DO ALUNO, QUE OS DESENHOS TEM DETALHES, PARA PRESTAREM ATENÇÃO, POR EXEMPLO, EM ROSTOS. ESTES NÃO SÃO TODOS DA MESMA COR. AS PESSOAS TEM CORES DIFERENTES, A BOCA, OS OLHOS O CABELO TAMBÉM SÃO DE CORES DIFERENTES.
Abaixo link para acessar o texto:
"O MENININHO"
ALGUNS EXEMPLOS DE QUANDO ERA ALUNA: PAPAI NOEL É SEMPRE VERMELHO. HOJE COMO PROFESSORA NÃO COBRO ISTO DOS MEUS ALUNOS DEIXO QUE CADA UM USE A SUA IMAGINAÇÃO E PINTE COMO QUISER. QUANDO ME FAZEM A PERGUNTA QUAL É A COR? SEMPRE DIGO: É A COR QUE TU ACHAS QUE DEVE SER, OU QUE TU ACHAS QUE VAI FICAR BONITO.
SÓ LEMBRO, DE ACORDO COM A IDADE DO ALUNO, QUE OS DESENHOS TEM DETALHES, PARA PRESTAREM ATENÇÃO, POR EXEMPLO, EM ROSTOS. ESTES NÃO SÃO TODOS DA MESMA COR. AS PESSOAS TEM CORES DIFERENTES, A BOCA, OS OLHOS O CABELO TAMBÉM SÃO DE CORES DIFERENTES.
Abaixo link para acessar o texto:
"O MENININHO"
Um comentário:
Querida Sheila!
A relação que estabelece entre a narrativa lida e tua experiência pessoal de aluna é de grande relevância para a reflexão sobre tuas práticas pedagógicas.
Uma sugestão para dar continuidade a reflexão é pensar quais as influências das tuas experiências como aluna em tua prática docente.
Abraços, Cátia
PS. Que tal indicar um link para o texto do menininho?
http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo7/didatica/unidade1/enfoque1_introducao/o%20menininho.pdf
Postar um comentário