segunda-feira, 19 de outubro de 2009

SER UM NOVO PROFESSOR


"A especialização sem limites culminou numa fragmentação crescente do horizonte epsitemológico. Chegamos a um ponto que o especialista se reduz àquele que, à causa de saber cada vez mais sobre cada vez menos, termina por saber tudo sobre o nada.(...)". Em nosso sistema escolar, "ensina-se um saber fragmentado..." É por isso que o interdisciplinar provoca atitudes de medo e de recusa. Porque constitui uma inovação. Todo o novo incomoda. Porque questiona o já adquirido, o já instituído, o já fixado e o já aceito"(JAPIASSU, Hilton. Rev. Paixão de Aprender nov.nº8, p.48-55, 1994)
ACREDITO QUE SOMENTE ESTUDAR NÃO FAZ DE UM EDUCADOR O MELHOR, É TAMBÉM PRECISO QUE ESTE "PERCEBA" AS NECESSIDADES E VIVÊNCIAS DE SEUS ALUNOS, PARA QUE SEU "SABER" NÃO FIQUE EM VAZIO. E TAMBÉM CONCORDO QUE MUITAS VEZES OS PROFESSORES NÃO "MUDAM" POR RECEIO, POIS TUDO QUE É NOVO TRAZ UMA CERTA INSEGURANÇA. MAS AS MUDANÇAS SÃO NECESSÁRIAS E SE NÓS EDUCADORES FICARMOS RECEOSOS, COMO "AJUDAREMOS" NOSSO ALUNOS??

Nenhum comentário: