segunda-feira, 28 de junho de 2010

CONCLUSÃO ESTÁGIO

Meu estágio foi tranqüilo. Acredito que as maiores descobertas, que não ocorreram somente agora, no estágio, mas durante todo o curso,são que é necessário termos o embasamento teórico do que fazemos. Tinha muitas idéias e aplicava atividades, mas não tinha certeza de estarem corretas e ou serem realmente importantes, mas o curso mostrou-me que sim e acrescentou muito mais.
Para mim os maiores obstáculos foram quanto aos planejamentos. Fazer um planejamento para nove semanas foi bastante difícil e também passar para o papel o que faço em sala de aula e conseguir com que quem lesse percebesse meu trabalho. Acho que foi difícil, mas também útil, pois adquiri maior segurança para isso. E pretendo continuar utilizando muito destes passos no meu dia-a-dia. Também manter o planejado para todo este tempo, não foi fácil, pois costumo ir modificando muito, conforme vão parecendo as oportunidades.
"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)
A citação de Piaget demonstra muito bem, no meu ponto de vista, o que o curso me proporcionou e o que procuro proporcionar para meus alunos: oportunidades de conhecer “coisas” novas e capacidade crítica de decidir se vão seguir, aprimorar ou recusa-las na sua vida profissional, social ou familiar.

Nenhum comentário: